Imprimir Texto

ORDEM DO DIA
Projeto De Resolução 1099/2013


__________________________________________________________________

Data da Sessão:02/04/2014Hora:05:17 PM
__________________________________________________________________


Texto da Ordem do Dia

ANUNCIA-SE A DISCUSSÃO ÚNICA, EM TRAMITAÇÃO ORDINÁRIA, DO PROJETO DE RESOLUÇÃO 1099/2013, Proposições 2011 a 2015 DE AUTORIA DO DEPUTADO FLÁVIO BOLSONARO, QUE CONCEDE A MEDALHA TIRADENTES E O RESPECTIVO DIPLOMA À JORNALISTA ROBERTA GUIMARÃES DE TRINDADE.

PARECER: DA COMISSÃO DE NORMAS INTERNAS E PROPOSIÇÕES EXTERNAS, FAVORÁVEL.

RELATOR: DEPUTADO MARCOS SOARES.

O SR. PRESIDENTE (Roberto Henriques) – Em discussão a matéria. Não havendo quem queira discuti-la, encerrada a discussão.

Em votação. Os Srs. Deputados que aprovam a matéria permaneçam como estão. (Pausa)

Aprovada. A matéria vai à Promulgação.

O SR. FLÁVIO BOLSONARO – Peço a palavra para declaração de voto, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Roberto Henriques) – Tem a palavra, para declaração de voto, o Sr. Deputado Flávio Bolsonaro, autor da matéria.

O SR. FLÁVIO BOLSONARO (Para declaração de voto) – Sr. Presidente, agradeço a aprovação da homenagem à jornalista Roberta Trindade, uma profissional do mais algo gabarito, engajada nas questões da Segurança Pública e que tem um olhar muito sensível sobre as diversas situações que afetam especialmente os policiais do Rio de Janeiro. Ela tem comprometimento e entende o que é vestir uma farda, combater a criminalidade em nosso Estado, que tem suas peculiaridades e é um trabalho muito difícil de ser feito. Ela é uma joia rara em seu campo de atuação e tem essa percepção humana para com os policiais e demais profissionais da área.

Portanto, fico orgulhoso de fazer esta singela, mas justa, homenagem a uma grande jornalista, e agradeço a aprovação unânime da matéria.

A SRA. JANIRA ROCHA – Peço a palavra para declaração de voto, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Roberto Henriques) – Tem a palavra, para declaração de voto, a Sra. Deputada Janira Rocha.

A SRA. JANIRA ROCHA (Para declaração de voto) – Sr. Presidente, eu me abstive na votação dos projetos que concedem Medalhas Tiradentes a policiais militares – e nem conheço os homenageados – porque fui informada por uma representação da categoria que, sempre que aprovamos, nesta Casa, uma homenagem a um policial militar, isso faz com que ele passe à frente de outros profissionais para receber uma promoção, mesmo quando estes tenham mais tempo de serviço. Ou seja, os que têm mais tempo muitas vezes são preteridos em função dos que recebem a Medalha Tiradentes, que passam a ter prioridade.

Entendo que há uma injustiça nesse fato. Os trabalhadores que têm tempo de serviço não poderiam ser atropelados pelos que recebem a comenda. Todas as vezes que uma homenagem como esta é feita a um policial, eu me abstenho de votar e faço questão de expor o motivo. Acho que deveríamos pensar em uma forma de homenagear os policiais que merecem, mas resguardando o direito daqueles que têm tempo de serviço e acabam sendo atropelados. Muito obrigada.