ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria - Geral da Mesa Diretora
ÓRGÃO DA PRESIDÊNCIA
ORDEM DO DIA

Pela ordem



Texto da Ordem do Dia
O SR. FLÁVIO BOLSONARO (Pela ordem) – V.Exa. está proferindo algumas decisões importantes da Mesa. Já devem ter chegado a V.Exa. alguns ofícios de minha autoria sobre o ocorrido na semana passada comigo no plenário. Ao defender uma posição contrária a um Projeto que estava sendo votado, fui ofendido pelas galerias – não sei se de racista ou fascista, mas entendi racista. Pedi ao Presidente em exercício, Deputado Roberto Henriques, que fizesse o mínimo, garantindo-me o direito de produzir provas para que eu tomasse as providências cabíveis contra quem ofendeu a minha honra, mas o pedido foi indeferido por S.Exa. de pronto.

Já que V.Exa. é o Presidente efetivo desta Casa, peço que analise esses meus requerimentos, que solicitam as imagens, o som e a identificação de quem me ofendeu. Se a pessoa tivesse tacado uma bomba em algum Deputado aqui, o procedimento seria esse.

O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) – Está deferido, Deputado. É só fazer chegar às minhas mãos o requerimento.

O SR. FLÁVIO BOLSONARO - Muito obrigado.

O SR. ROBERTO HENRIQUES – Peço a palavra pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) – Tem a palavra pela ordem, o Deputado Roberto Henriques.

O SR. ROBERTO HENRIQUES (Pela ordem) - Sr. Presidente, à época a Presidência não deferiu o pedido do Deputado Flávio Bolsonaro porque ele solicitou à Mesa que fotografássemos as pessoas que estavam no plenário. A Presidência não iria, de forma alguma fazer isso, primeiro porque não sou policial do Dops, segundo porque eu não iria colocar em constrangimento pessoas que por acaso não teriam emitido qualquer tipo de opinião. Portanto, face a isso, o indeferimento do pedido, porque achei absurda a solicitação do Deputado Flávio Bolsonaro.

O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) – A Presidência agradece a V.Exa., Deputado Roberto Henriques, de quem sou um grande parceiro. Naquele momento, V.Exa. estava... Requerimento verbal pode ser feito a qualquer hora. Na realidade, a Presidência não está desautorizando uma decisão de V.Exa., apenas deferindo uma solicitação feita agora.

O SR. FLÁVIO BOLSONARO - Sr. Presidente, só pra corroborar com V.Exa., e talvez o Deputado que preside a Sessão algumas vezes não saiba. As pessoas, quando entram na Assembleia, são identificadas por foto, nome. Foi isso que solicitei a ele, que, sempre tem muita má vontade em relação a meus pedidos - parece algo pessoal -, quando exerce a Presidência. Só solicitei isso a ele, para que eu pudesse ter instrumentos para me defender.

O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) – Não é verdade. V.Exa. vai ter que conviver com minha veemente defesa do Deputado Roberto Henriques.