Ementa da Proposição


ALTERA A LEI 5928 DE 25 DE MARÇO DE 2011, QUE OBRIGA A DIVULGAÇÃO, NAS EMBALAGENS, DO TEMPO NATURAL DE DEGRADAÇÃO E DAS FORMAS DE DESCARTES FINAL DOS PRODUTOS POTENCIALMENTE NOCIVOS AO AMBIENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS .

Texto do Parecer

PARECER

DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA AO PROJETO DE LEI Nº 2994/2014, QUE “ALTERA A LEI 5928, DE 25 DE MARÇO DE 2011, QUE OBRIGA A DIVULGAÇÃO, NAS EMBALAGENS, DO TEMPO NATURAL DE DEGRADAÇÃO E DAS FORMAS DE DESCARTES FINAL DOS PRODUTOS POTENCIALMENTE NOCIVOS AO AMBIENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Autora: Deputada CIDINHA CAMPOS
Relator: Deputado ANDRÉ CECILIANO
(PELA CONSTITUCIONALIDADE)

I – RELATÓRIO
Trata-se do projeto de lei, de autoria da Deputada Cidinha Campos, que altera a Lei nº 5928, de 25 de março de 2011, que obriga a divulgação, nas embalagens, do tempo natural de degradação e das formas de descartes final dos produtos potencialmente nocivos ao ambiente e dá outras providências.

II – PARECER DO RELATOR

A proposta da ilustre Deputada tem por objetivo a adequação da penalidade prevista na presente Lei àquelas impostas pelo Código de Defesa do Consumidor, que atualmente são aplicadas pelo Procon-RJ.
A proposição pretende, ainda, ao alterar o Parágrafo 1º do Artigo 2º da citada Lei, alterar a distribuição da destinação da multa ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor – Feprocon e para Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – Fecam.
A julgar que o presente projeto apenas altera uma lei em vigor, cuja compatibilidade constitucional e mérito foram verificados em momento oportuno, e considerando que a autora pretende resguardar o consumidor, a proposição em análise não encontra óbice quanto à sua tramitação. Sala da Comissão de Constituição e Justiça, em 9 de junho de 2014.

(a) Deputado ANDRÉ CECILIANO, Relator.

III – CONCLUSÃO

A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, na 13ª Reunião Ordinária, realizada em 10 de junho de 2014, aprovou o parecer do Relator ao Projeto de Lei nº 2994/2014, concluindo PELA CONSTITUCIONALIDADE.

Sala da Comissão de Constituição e Justiça, em 10 de junho de 2014.

(a) Deputados: LUIZ PAULO – no exercício da Presidência, ANDRÉ CECILIANO, GERALDO PUDIM, membros efetivos, ZAQUEU TEIXEIRA, suplente.

Informações Básicas


Código

20140302994

Protocolo

22698/2014

Autor

CIDINHA CAMPOS

Regime de Tramitação

Ordinária

Datas

Entrada05/22/2014Despacho05/22/2014

Informações sobre a Tramitação

Data de Criação05/23/2014 Data de Prazo06/06/2014

ComissãoComissão de Constituição e Justiça Objeto de ApreciaçãoProposição
Nº Objeto20140302994 Data da Distribuição06/04/2014

Ata0013/2014 T. ReuniãoOrdinária
Publicação da Ata

RelatorANDRÉ CECILIANO

Pedido de Vista

Autor
Data da Reunião Data da Devolução

Parecer

TipoPela Constitucionalidade Data da Reunião06/10/2014
Publicação do Parecer08/01/2014


Ata0013/14 T. Reunião

Observações:



Atalho para outros documentos