MOÇÃO1770/2013

Autor(es): Deputado INES PANDELO

O Dr. Eloísio Alexsandro da Silva possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e doutorado em Medicina (Urologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto do serviço de urologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua atividade na área médica tem ênfase em Cirurgia Reconstrutora Urogenital, especificamente em reconstrução genital de crianças, adolescentes e adultos. Realizou especializações em urologia pediátrica e cirurgia reconstrutora genital na Espanha, nos Estados Unidos e na Bélgica. O médico coordena ainda o Laboratório para Investigação em Urologia - UroLab, onde se dedica ao estudo de biomateriais para uso em reconstrução urológica.
Além das cirurgias realizadas no Hospital Pedro Ernesto, referência em urologia reconstrutora genital, o Dr. Alexsandro também opera na Santa Casa, é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Gama Filho, onde orienta uma dezena de alunos de mestrado e doutorado, e coordena os departamentos de urologia reconstrutora e trauma da Sociedade Brasileira de Urologia, seções nacional e estadual. O programa de especialização em cirurgia reconstrutora genital criado pelo médico é a única formação em cirurgia dessa natureza no Brasil.
Em março de 2003, Alexsandro montou no Hospital Pedro Ernesto o Grupo de Atenção Integral à Saúde das Pessoas que Vivenciam a Transexualidade, conhecido pela sigla GEN. Desde a sua criação, o GEN atende pessoas das mais diversas idades e profissões. A fila de espera é, em média, de dois anos e inclui transexuais de todo o Brasil. Graças à parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, alcançada pelo médico, as pacientes, com o laudo da operação, levam de quatro a cinco meses para terem seus novos registros em mãos, completando, assim, o processo de transexualização.
As pesquisas e a perícia de Alexsandro foram reconhecidas pela International Society for Sexual Medicine, que premiou sua técnica de vulvoplastia. Também foi premiado o seu trabalho de reaproveitamento de tecidos do pênis de transexuais em pacientes recentemente mutilados. Ele ainda é editor da revista “Urologia Contemporânea” e diretor sul-americano da World Professional Association for Transgender Health. Uma vez por ano, o médico se junta à organização “Médicos sem Fronteiras” e viaja o mundo operando crianças com anomalias genitais.
Ressalta-se sua atuação como protagonista no campo de cuidado à saúde desta população, não só pelo exercício como profissional de medicina, mas também pelos avanços trazidos no campo do conhecimento acadêmico através da publicação em 2011 do livro “Transexualidade Princípios de Atenção Integral à Saúde”, sendo um dos pioneiros nessa temática.
Esta moção é o reconhecimento ao Doutor e Professor Eloísio Alexsandro da Silva pela sua dedicação, empenho e compromisso com a inserção social das pessoas que vivenciam a transexualidade e precisam da intervenção cirúrgica para viver, em plenitude de vida, a sua cidadania.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 29 de maio de 2013.


DEPUTADA INÊS PANDELÓ

Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20131401770AutorINES PANDELO
ProtocoloMensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária

Datas:
Entrada 06/05/2013Despacho 06/05/2013
Publicação 06/06/2013Republicação

Comissões a serem distribuidas

01.:Plenário