PROJETO DE RESOLUÇÃO809/2009

Autor(es): Deputado GRAÇA PEREIRA

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 05 de Outubro de 2008.



Deputada Graça Pereira
DEM

JUSTIFICATIVA

Marcos Ribeiro é professor e consultor em Educação Sexual e Prevenção de DST/Aids, para instituições públicas, privadas, ONGs e Organismos Internacionais.

Coordenador Geral do CORES – Centro de Orientação e Educação Sexual, ONG localizada no Rio de Janeiro.

Consultor do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

Pelo Ministério da Saúde já ministrou capacitação para professores e profissionais de saúde em diversas cidades brasileiras; participou de educação à distância via Canal de TV; elaborou material educativo para professores e crianças na faixa etária de 4 à 12 anos com mais de 2 milhões de exemplares distribuídos; já ministrou cursos e consultoria para materiais educativos e CDs para radialistas comunitários, entre outras atividades.

Consultor da Fundação Roberto Marinho e Canal Futura.

Revisão de material educativo; participação em debates organizados pela Fundação e elaboração de conteúdos para programas do Canal Futura, entre outras atividades.

Parecerista para o Ministério da Educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Co-autor dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação, para o Ministério da Educação.

Consultor Especial para o Programa de Educação à Distância Um salto para o futuro, da TV Escola (Canal Educativo do Ministério da Educação), tendo capacitado mais de 20 mil professores de todo país.

Consultor do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (Ministérios da Educação e da Saúde, Unesco e Unicef), ministrando palestra e elaborando texto pedagógico sobre sexualidade e prevenção.

Coordenador e docente do Projeto "Cuide-se – de Sexualidade, Prevenção das DST/AIDS e Uso Indevido de Drogas", (através da capacitação de professores) realizado pelo Instituto Ary Carvalho (Jornal O DIA), Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2006.

Ex-responsável pelo quadro Sexo, levado ao ar no programa Caras e Coroas (TV Educativa), em rede nacional, para o público da terceira idade.

Ex-responsável pelo quadro Sexo sem Mistério, levado ao ar durante o período de 1992-9 no programa Francisco Barbosa, pela Rádio Globo AM, do Rio de Janeiro, para um público superior aos 200 mil ouvintes por minuto.

No período de 2000-1, o quadro foi apresentado pela Rádio Tupi AM, no Rio de Janeiro, para um público de 100 mil ouvintes por minuto e, no período de 2001-2, pela Rádio Record AM, em São Paulo, chegando a mais de 100 mil ouvintes por minuto, ambos pelo programa Paulo Barboza.

Atualmente é responsável pelo quadro Sexo e Coisa e Tal levado ao ar aos sábados, às 21:30 h., no programa Agito Geral do radialista David Rangel, pela Rádio Globo AM, em Rede Nacional, para mais de 100 mil ouvintes por minuto.


Consultor para as peças:

Blue Jeans (sobre prostituição masculina)
Direção: Wolf Maia,
Elenco: Maurício Mattar, Alexandre Frota, Fábio Assumpção, entre outros.

Corações a Ponto de Explodir (sobre homossexualidade)
Direção Sérgio Brito.

Autor dos livros:

01- Mamãe como eu nasci?, Editora Salamandra.
Apresentação: Paulo Freire.

Esse livro é adotado por escolas de todos país e adquirido por Secretarias Municipais e Estaduais.

Estreou em setembro de 2003, no Rio de Janeiro, a peça infantil: Mamãe como eu nasci?, feita a partir desse livro, ficando vários anos em cartaz, com apresentação em algumas cidades brasileiras e Argentina.

02- Menino brinca de boneca?, Editora Salamandra
Prefácio: Marta Suplicy
Apresentação: Frei Betto.

Esse livro recebeu os prêmios:

Monteiro Lobato da Academia Brasileira de Letras como melhor livro do Ano em 1991 (único livro sobre sexualidade premiado até hoje na Academia); Altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e Qualidade Brasil da International Exporter's Service.

O livro ‘Menino brinca de boneca?’ transformou-se num vídeo no continente africano, a partir de um trabalho realizado em escolas de Cabo Verde.

Além dos prêmios citados, como profissional, Marcos Ribeiro recebeu a Medalha de Reconhecimento Nacional em Sexologia, pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (2007) e a Menção Especial pelo apoio às iniciativas em prol da Criança e do Adolescente, pela Prefeitura Municipal de Mangaratiba-RJ (2002).


03- Sexo sem Mistério, Editora Saraiva.
Prefácio: Frei Betto

Esse livro reúne as cartas recebidas ao longo de quatro anos (1990-4) na coluna Sexologia assinada por Marcos Ribeiro, publicada semanalmente, aos domingos, no Caderno D do Jornal carioca O DIA.

Durante os quatros anos em que a coluna foi publicada, foram recebidas 13 mil cartas.

Este livro teve uma edição publicada no CÍRCULO DO LIVRO.

04- Educação Sexual: Novas Idéias, Novas Conquistas, Editora Rosa dos Tempos
Organização e Co-autoria: Marcos Ribeiro
Prefácio: Paulo Freire

Esse livro reúne alguns dos mais importantes profissionais e pensadores do país, entre eles: Maria Helena Matarazzo, Dr. José Carlos Riechelmann, Ângelo Monesi, entre outros.

05- O Prazer e O Pensar - Orientação Sexual para Educadores e Profissionais de Saúde, Editora Gente.
Organização e Co-autoria: Marcos Ribeiro
Prefácio: Paulo Freire

Esse livro reúne alguns dos mais importantes profissionais e pensadores do país, entre eles: Marta Suplicy, Maria Tereza Maldonado, Tania Zagury, Içami Tiba, Arletty Pinel, Heloneida Studart, Betinho, etc. São mais de cinqüenta autores.

Duas instituições assinam textos:
Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde; e
Comissão de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).





06- Da Sedução ao Casamento, Editora Caras.

Esse livro reúne alguns dos melhores textos publicados na seção AMOR, da Revista Caras.

Textos escritos por Marcos Ribeiro, publicados na revista e que estão no livro:
Gostar de si mesmo abre caminhos para o amor.
Envolver-se é fundamental para o crescimento do amor.

07- Sexo: como orientar seu filho, Editora Planeta

Esse livro é um guia completo de orientação sexual para os pais.

08- Sexo não é bicho-papão!, Editora Zit

Prefácio: Maria Helena Matarazzo
Apresentação: Dr. Pedro Chequer
Drª. Arletty Pinel
(ambos técnicos das Nações Unidas)

Acompanha um Guia para pais e professores e um CD com músicas para crianças. Livro adotado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.


09- Adolescente: Um bate-papo sobre sexo, Editora Moderna
Prefácio: Jairo Bouer
Apresentação: Thalita Rebouças

Esse livro apresenta os temas de maior interesse dos adolescentes.

Autor das Cartilhas:

Planejamento Familiar: Um Direito Humano Básico
Parceria: BEMFAM, UNFPA (Fundo das Nações Unidas para Atividades de População) e Ed. Abril.

Foram mais de um milhão de exemplares

Microfones Abertos - Informações e Prevenção DST/AIDS (para radialistas comunitários)
CRIAR BRASIL e Ministério da Saúde


Prazer em Prevenir (para radialistas comunitários)
CRIAR BRASIL, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e UNESCO.


Consultor ad hoc dos Cadernos de Saúde da FIOCRUZ.

Consultor para o projeto: A Mídia como consultório? - Uma análise técnica e jornalística das perguntas e respostas sobre saúde e comportamento veiculadas pela mídia impressa e eletrônica.
Um projeto da ANDI, UNICEF, Ministério da Saúde e UNESCO.

Consultoria pontual realizada para a Bayer Schering, em treinamento para profissionais de Educação e Saúde.
Responsável pelo palestra “Gravidez na Adolescência” realizada no dia 26 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro, numa ação simultânea em 70 países, pelo dia MUNDIAL DA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, com realização da Bayer Schering.

Trabalho realizado com prostitutas, meninos de rua e homossexuais.

Trabalho de grupo focal realizado para a John Hopkins University (USA).

Colaborador para revistas (Playboy, Capricho, Nova, entre outras), jornais, programas de rádio e TV de veiculação nacional.

Presidente e Coordenador de eventos, tais como: Seminário O Prazer e O Pensar, realizado nos dias 26 e 27 de junho de 2003, realizado em parceria com o Instituto Ary Carvalho/Jornal D O DIA, no Rio de Janeiro.

Membro da Comissão Científica e Organizadora de Congressos, Seminários, Jornadas e Encontros, entre eles o Congresso Mundial de Sexologia (1993).

Convidado nacionalmente para ministrar cursos, palestras e conferências em eventos e para instituições públicas e privadas.

Consultor para o programa de Prevenção e Controle de DST / AIDS para as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), numa parceria entre o Ministério da Saúde, Ministério da Justiça e ONU (UNAIDS).

Consultor para o Ministério da Ação Social para a capacitação de educadores e elaboração de texto educativo para o projeto “Deate em Família”.




Consultor do Projeto “O Ficar”, realizado pela Agência de Comunicação ENTER/SSP para a Bayer Schering, com a produção de folheto, cartilha, DVD e CD Room, para ser veiculado nos meios de comunicação, incluindo revistas de adolescentes (onde o texto de Marcos Ribeiro foi escolhido para tal divulgação) e MTV.

Realiza trabalhos com crianças, adolescentes, pais, professores, profissionais de saúde e comunidade em geral.

Marcos Ribeiro têm uma habilidade específica para IEC (Informação, Educação e Comunicação), com trabalhos que contemplam todas as etapas de um projeto, incluindo desde a capacitação dos profissionais e elaboração de todo material pedagógico, até a implantação e acompanhamento do programa de Educação Sexual e Prevenção.


“Marcos Ribeiro esteve presente em todas as etapas da construção da resposta brasileira para o trabalho de crianças e adolescentes”
Dr. Pedro Chequer - Ex-Diretor do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde e, atualmente, consultor do Programa de Aids das Nações Unidas.

”Seu trabalho é de utilidade pública”
Jô Soares - Apresentador

“Marcos Ribeiro é a pessoa que melhor sabe conversar com a criança sobre coisas que muita gente tem vergonha de falar”
Maria Helena Matarazzo - Sexóloga


“Você não sabe como tem ajudado não só a mim, mas sim a todos aqueles que têm dúvidas sobre sexo e não conseguem ter este papo aberto com seus pais, familiares ou até parceiros”
Miriam – Leitora de Jornal



Marcos Ribeiro em Números


1- Mais de 290 palestras ministradas em diversas cidades brasileiras;
2- 800 horas-aula com adolescentes, ministradas em escolas privadas;
3- Participação em mais de 180 eventos científicos;
4- Mais de 300 entrevistas;
5- Mais de 200 textos assinados em revistas, jornais e sites;
6- Apresentação de mais de 600 programas de rádio;
7- 05 prêmios e homenagens, entre eles o de melhor autor pela Academia Brasileira de Letras e o de melhor educador sexual do Brasil, pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.

Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20090500809AutorGRAÇA PEREIRA
Protocolo16930Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária

Entrada 04/01/2009Despacho 04/01/2009
Publicação 04/02/2009Republicação
Comissões a serem distribuidas


01.:Normas Internas e Proposições Externas


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 809/2009TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 809/2009

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Show details for Projeto de ResoluçãoProjeto de Resolução